Blog

Compartilhe

Óleos essenciais podem tratar a depressão?



Os óleos essenciais são extratos vegetais concentrados. Seu uso serve para muitos propósitos, desde agir como repelente natural de mosquitos,  reduzir dores nas costas e no pescoço, e no apoio do tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Eles não curam a depressão e as pessoas não devem usar um óleo essencial no lugar dos medicamentos prescritos.
No entanto, os óleos essenciais demonstram benefícios como terapia complementar, além dos tratamentos convencionais para depressão, como terapia comportamental e antidepressivos.
Neste artigo, apresento os possíveis usos dos óleos essenciais no tratamento da depressão.
Usar óleo essencial é eficaz?
 
As evidências não apontam os óleos essenciais como tratamento único para a depressão, mas revelam que podem aliviar certos sintomas combinados com a medicina tradicional.
 
 
 
Alguns estudos em animais mostraram que certos óleos essenciais podem aliviar os sintomas psicológicos e físicos associados à depressão.
Um estudo de 2015¹ mostrou que a lavanda inalada melhorou o ciclo do sono das pessoas na faculdade que sofreram distúrbios do sono, o que pode ser um efeito da depressão.
O mesmo estudo mostrou que um óleo essencial chamado Asarum heterotropoides reduz comportamentos em ratos semelhantes aos de pessoas com depressão.
Algumas pesquisas mostraram que o uso de óleos essenciais pode melhorar o sono, melhorar o humor e melhorar a qualidade de vida.
Os óleos essenciais também podem ajudar a reduzir os sintomas de transtornos de ansiedade, que geralmente ocorrem ao lado da depressão. Os pesquisadores estimam que cerca de 43%² das pessoas com ansiedade e estresse usam alguma forma de terapia alternativa para ajudar a controlar os sintomas
Como em todas as formas de terapia alternativa, use óleos essenciais com cautela. Sempre discuta o uso desses óleos com um médico ou aromaterapeuta.

Quais óleos essenciais podem ajudar?

Embora nenhuma evidência sugira que qualquer óleo seja adequado para o tratamento definitivo da depressão, as pessoas citaram os seguintes óleos como sendo úteis no tratamento de certos sintomas de distúrbios depressivos.
Este relatório de 2017³ sobre vários estudos sugeriu vários óleos que podem ter efeitos positivos quando usados como parte de uma mistura, incluindo:
  • Lavanda (aparece em muitos dos compostos que os pesquisadores usaram)
  • Bergamota
  • Gerânio
  • Camomila romana
  • Sálvia
  • Jasmim
  • Alecrim
O relatório sugere que a massagem de aromaterapia com esses óleos tem um melhor efeito nos sintomas de humor do que a aromaterapia inalada.
A lavanda foi o óleo mais comum nos estudos e também demonstrou efeitos positivos nos sintomas de ansiedade.

Qualidade da evidência em óleos essenciais

 
                                                       A lavanda aparece regularmente nos estudos como um remédio útil para certos sintomas de depressão e ansiedade, usada em conjunto com a medicina tradicional.
Muitos dos benefícios dos óleos essenciais vêm de relatos pessoais e não de dados científicos.
Um óleo essencial que pode ser eficaz para uma pessoa pode não ter efeito sobre outra.
Os óleos essenciais são difíceis de estudar, pois os participantes e os pesquisadores geralmente reconhecem os óleos essenciais pelo seu perfume, removendo o elemento aleatório de um experimento que o torna confiável.
Por esse motivo, muitos estudos que exploram os benefícios dos óleos essenciais na depressão, ansiedade e estresse são inconclusivos.
Um artigo%u2074 de 2012 apontou que entre 201 publicações, apenas 10 atendem critérios de pesquisa científica no uso da aromaterapia para hipertensão, depressão, ansiedade, alívio da dor.
Mais pesquisas são necessárias antes que os médicos possam recomendar os óleos essenciais como tratamento principal para a depressão.
No entanto, como terapia complementar, os óleos essenciais podem ajudar e reduzir os sintomas individuais de algumas pessoas com depressão e melhorar a eficácia em outros tratamentos.
Referências
¹ Park, H. J, Lim, E. J., at al. Effect of the fragrance inhalation of essential oil from Asarum heterotropoides on depression-like behaviors in mice. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4354743/ . Acesso em 04 set. 2019.
² Sousa, D. P., Hocayen, P.S., Andrade, L.N, Andreatini, R. A Systematic Review of the Anxiolytic-Like Effects of Essential Oils in Animal Models. Disponível em:  https://www.mdpi.com/1420-3049/20/10/18620/htm . Acesso em 04 set. 2019.
³ Vidaña, D. I. S., Ngai, S. P.C, at al. The Effectiveness of Aromatherapy for Depressive Symptoms: A Systematic Review.  Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5241490/ . Acesso em 04 set. 2019.
%u2074 Lee, MS, Choi, J, Posadzki P, Ernest E. Aromatherapy for Health care: an overview of systematic reviews. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22285469 . Acesso em 04 set. 2019.

 

 



Acesse o link  




Desenvolvido por Delta Tech